قالب وردپرس افزونه وردپرس قالب فروشگاهی وردپرس قالب وردپرس قالب صحیفه
Richie Campbell

Richie Campbell

Ricardo Dias de Lima Ventura da Costa mais conhecido por Richie Campbell (Caxias, 25 de Novembro de 1986) é um cantor português de música do gênero Reggae, Dancehall e R&B.

Reconhecido como o primeiro fenómeno da Internet a nível nacional, Richie Campbell fez história quando, em 2011, se tornou o primeiro artista em Portugal a esgotar uma sala da dimensão do Campo Pequeno sem editora.

O primeiro álbum de originais do artista foi lançado em 2012. “Focused” foi gravado na Alemanha e conta com um leque de colaborações jamaicanas de peso, como a cantora Ikaya, Anthony B ou Turbulence. É também neste álbum que figura o hit “That’s How We Roll”, nomeado para um Globo de Ouro em 2013.

Em Maio de 2015, Richie Campbell foi o primeiro artista nacional a lançar um álbum sem aviso prévio. “In The 876” foi produzido pelo jamaicano Niko Browne e gravado entre Kingston, Jamaica, e Lisboa. O álbum foi n.º 1 do top do digital em apenas 2 horas.

O lançamento surpresa foi um inédito em Portugal e deu o mote para um ano imparável de Richie Campbell. A tour “In The 876”, feita juntamente com a 911 Band, decorreu entre 2015 e 2016 e passou por países como Alemanha, Polónia, Inglaterra, França, Suíça, Suécia, Itália, Austria, Luxemburgo e ainda pela Jamaica e Barbados.

Paralelamente à In 876 Tour, 2016 marcou um ano de reinvenção da música de Richie Campbell, no qual se destaca a colaboração inesperada com Nelson Freitas no tema “Break of Dawn”, que foi o vídeo de música mais visto do ano em Portugal e conta com mais de 20 milhões de visualizações; a remistura do hit “Work”, de Rihanna; e o aclamado “Do You No Wrong”, produzido por Lhast, ao qual foi atribuído single de platina.

Em 2017 Richie regressará à estrada e será um ano marcado pelo lançamento de novas músicas e pelo regresso às sonoridades R&B e Dancehall que marcaram o início da carreira do artista.

Carreira

Começou na banda Stepacide em 2010 e fez parte do projecto No Joke Sound System, tendo abandonado ambos os projectos em 2010 para se focar na sua carreira a solo. Ainda no ano de 2010 lançou o seu primeiro álbum My path, disponível só em forma de download gratuito e viu lançado um EP seu na série 6 da Optimus Discos, dirigida por Henrique Amaro. Ficou em primeiro lugar no top 1000 mundial, com a mesma pontuação de Alessia Cara, Anne-Marie e Ariana Grande.

Com o disco "Focused" obtém grande sucesso destacando-se a faixa "That's How We Roll"'" que é nomeada aos Globos de Ouro 2013.

Em 2012 iniciou a Tour Focused, em que o seus últimos concertos da tour tiveram lugar no Porto e em Lisboa onde gravou Live at Campo Pequeno que foi lançado em 2014 no formato Cd e DVD.

No dia 4 de maio de 2015 lançou sem aviso prévio o disco "In the 876", que em duas horas chegou ao top de vendas do ITunes. Este disco foi gravado em Kingston, capital da Jamaica e Lisboa, capital de Portugal. O seu nome é uma referência ao indicativo telefónico da Jamaica.

Em 2016 lançou o single "Do You no Wrong" que devido ao grande sucesso ganhou o prémio de "Single de Ouro" e "Single de Platina".

Música