+258848918360 [email protected]
Quarta-feira, Julho 15, 2020
Notícias

Xá-muteba ganha maternidade

ERNESTO MUANGALA, GOVERNADOR DA LUNDA NORTE
ERNESTO MUANGALA, GOVERNADOR DA LUNDA NORTE

Xá-muteba – O município de Xá-muteba, 600 quilómetros a sul da cidade do Dundo, Lunda Norte, ganha este ano uma maternidade com mais de 30 camas, no âmbito do financiamento dos Eurobond’s, anunciou hoje, quarta-feira, o governador local, Ernesto Muangala.

De acordo com o governante, que se encontra em visita de campo neste município, decorrem alguns acertos do contrato com o empreiteiro, para o inicio das obras da primeira maternidade na circunscrição.

Sem avançar o valor da empreitada, disse que a construção desta unidade vai contribuir na redução da mortalidade materna e infantil, elevar a consciência das mulheres para as consultas pré-natais e evitar que as gestantes se desloquem à cidade do Dundo em busca de serviços de partos seguros.

Ainda no âmbito deste financiamento, o município ganha uma escola do II ciclo, de 12 salas de aulas.

O município de Xá-muteba conta actualmente oito unidades sanitárias, sendo dois centros e seis postos de saúde, assegurados por 23 técnicos, entre médicos e enfermeiros.

Para atender a demanda, o município, segundo o administrador municipal Agostinho Paiva, precisa de 20 enfermeiros e dois médicos, para atender os 61 mil habitantes.

Leave a Response