Música

Apple e Google abordam temores de privacidade sobre a ferramenta de rastreamento de contatos COVID-19

Como a hidra mítica, o coronavírus COVID-19 tem muitos aspectos, desde os sintomas que você precisa observar até o distanciamento social e a higiene das mãos que você precisa praticar. Um dos fatores mais difíceis de considerar são as pessoas com quem você entra em contato, o que será essencial para impedir que o vírus se espalhe ainda mais. A Apple e o Google se uniram para ajudar a facilitar o rastreamento de contatos, mas agora também precisam garantir aos usuários, governos e defensores da privacidade que sua ferramenta não será usada para violar a privacidade das pessoas em nome de achatar a curva.

O rastreamento de contatos é complicado porque as pessoas geralmente não percebem com quem entraram em contrato dias antes de serem diagnosticadas com COVID-19. A próxima ferramenta da Apple e do Google transformará os smartphones dos usuários como uma espécie de registro das outras pessoas que você encontrou por meio de seus próprios telefones. Naturalmente, isso levantou bandeiras vermelhas que as duas empresas estão tentando resolver agora.

O sistema não usa nenhum dado de localização, mas usa o Bluetooth para trocar identificadores aleatórios que mudam a cada 15 minutos. Nenhuma informação de identificação pessoal é coletada ou enviada aos servidores e as duas empresas garantem que apenas órgãos autorizados, como governos e agências de saúde, tenham acesso à API. Os usuários também precisam consentir no upload desses dados, mas, caso contrário, tudo isso permanece no dispositivo.

Não é um sistema completamente infalível, no entanto, começando com a política de desacordos entre as autoridades de saúde sobre quem terá o direito de acessar esses dados. Existe o caso ainda mais complicado de falsos positivos e falsos negativos. A Apple e o Google também enfatizam que nenhum sistema é “inatingível”, mas tomam as precauções necessárias, como descentralizar os dados, para dificultar o comprometimento da privacidade dos usuários por meio da ferramenta.

A API de rastreamento de contrato entrará em vigor no próximo mês e cobrirá uma ampla variedade de iPhones e telefones Android. Embora não seja necessário usar nenhum aplicativo adicional, pois ele será inserido no sistema operacional, ainda será necessário fazer o upload de dados para o download de um aplicativo autorizado para o país ou estado do usuário.

Deixe um comentário