Música

Espacial: NASA reuniu novas informações sobre Marsquakes

A NASA tem registrado informações sísmicas de dentro da superfície de Marte usando o sismômetro do InSight Lander. A NASA diz que o registro de dados é a primeira evidência direta dos limites-chave dentro do interior do Planeta Vermelho. O objetivo era ajudar os cientistas planetários a entender como os planetas rochosos são formados.

Antes que os dados recentes fossem registrados pelo InSight Lander, os cientistas só tinham estimativas graças aos modelos. Os dados registrados pelo InSight permitem que os pesquisadores verifiquem seus modelos pela primeira vez. A NASA disse que o InSight mediu mais de 170 tremores entre fevereiro e setembro de 2019.

Os dados foram as primeiras medições sísmicas definitivas feitas em Marte, e o InSight permanece ativo registrando mais dados. A NASA diz que a forma e a força das ondas que a sonda está registrando permitem que os cientistas estimem a composição do interior de Marte. Os cientistas dizem que as ondas mudam ligeiramente à medida que se movem por diferentes tipos de rocha.

Marte é muito menos tectonicamente ativo do que a Terra. Isso significa que há relativamente poucos marsquakes em comparação com os terremotos. Como a sonda InSight está operando o único sismômetro funcional em Marte, os cientistas não podem empregar métodos que necessitem de uma rede sísmica, que é comumente usada aqui na Terra.

Já que apenas um sismômetro está disponível, os cientistas usam uma técnica de dados chamada autocorrelação de ruído ambiente, um método destinado a extrair reflexos produzidos nos limites das zonas marcianas abaixo da crosta e do manto. Essas zonas estão a 22 milhas abaixo do módulo de pouso. Uma zona de transição entre os minerais olivina e wadsleyita fica sob a sonda a uma profundidade de 690 a 727 milhas. O limite entre o manto e o núcleo é de 945 a 994 milhas abaixo da sonda.

Deixe um comentário