Música

Huawei Mate 40 será o último modelo com processador Kirin

O antecipado smartphone Huawei Mate 40 será o último modelo a apresentar o processador Kirin de ponta do fabricante, a empresa confirmou, algo que resultou da proibição do governo Trump de comércio com a fabricante chinesa de telefones. Como resultado dessa proibição, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) encerrou seus negócios com a Huawei e, como resultado, a subsidiária HiSilicon por trás de seus chips Kirin.

Se você pensar em maio de 2019, provavelmente se lembrará da grande notícia de que Trump havia assinado uma ordem executiva contra as empresas de telecomunicações chinesas Huawei e ZTE, um processo que teve efeitos generalizados, sendo o mais recente a incapacidade da Huawei de continuar com o processador Kirin. Simplificando, a empresa se concentrou no design de chips, mas não em sua produção, tornando-se dependente de outras empresas.

De acordo com a decisão mencionada em maio de 2019, que colocou a Huawei na Lista de Entidades do Departamento de Comércio, os fornecedores de componentes dos EUA não serão mais capazes de vender seus produtos para a Huawei, a menos que primeiro obtenham a aprovação do governo para fazê-lo a partir de 15 de setembro. Porque a TSMC obtém alguns dos seus equipamentos de fornecedores americanos, ela tomou a decisão de encerrar quaisquer pedidos de produção de chips da Huawei, mas não fornecer mais à Huawei no futuro.

Durante a Cúpula de 2020 da Associação de Tecnologia da Informação da China, o CEO da Huawei Consumer Business, Yi Chengdong, revelou que o Mate 40 será o último smartphone a embalar um chip Kirin. Acontece que os processadores Kirin de ponta já estão “esgotados”, sem previsão de produção no futuro.

Como a subsidiária HiSilicon não tem os meios para fabricar os chips Kirin que projeta, a Huawei dependia da TSMC como parte de seu pipeline. Agora que a TSMC se retirou da equação, a Huawei se encontrou em uma posição difícil e ainda não revelou como planeja seguir em frente a partir daqui.

Deixe um comentário